quinta-feira, 21 de abril de 2011

Concurso nacional de quadrilhas poderá ser novamente na Região Norte


A Região Centro/Norte do País poderá sediar novamente o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas. Desta vez, o estado de Rondônia pode ser a nova sede do concurso que, no ano passado, aconteceu no Acre. O evento deverá custar R$ 600 mil e deverá ser realizado nos dias 16 e 17 de Julho. A Confederação Brasileira de Grupos de Quadrilhas Juninas (Confebraq) já deu o aval para a realização faltando apenas o Governador do estado bater o Martelo.

O presidente da Federação de Quadrilhas de Rondônia (Federon), Fernando Rocha, sugeriu ao Secretário Chicão a tripla parceria (Federon, Governo de Rondônia e Confebraq) na realização do Festival Nacional. “Preciso conversar com o governador para dar uma reposta a vocês. Creio que ele vai acatar a sugestão”, disse Chicão.

Caso o governador bata o martelo em relação ao Festival Nacional de Quadrilhas, o Arraial Flor do Maracujá vai acontecer entre os dias 1º e 10 de julho e as eliminatórias entre os Grupos de Quadrilha que irão ganhar o direito de se apresentar do Flor do Maracujá de 2012 nos dias 13, 14 e 15 de julho. A mudança na abertura do Flor do Maracujá é para se aproveitar a mesma estrutura na realização do Festival Nacional.

Por mais um ano a região norte do país tem tudo para receber o evento, Goiás a Acre e Distrito Federal já sediaram o festival, nas ocasiões sem muito sucesso, principalmente o ano de 2010 no Acre, considerado um desastre pelo baixo nível de competitividade em virtude da não participação de quase todos os estados do nordeste.

Líderes quadrilheiros de vários estados já criticaram a ação de mais uma vez realizar o evento no norte, inclusive, muitos já afirmaram que dificilmente quadrilhas nordestinas participarão. Um dos lideres de Sergipe afirmou que, dependendo do andar da carruagem, a CONAQJ será a federação mais viável para participar, afirmou que a CONFEBRAQ vem deixando de lado o Nordeste, que ultimamente vem considerando o Nacional de Iguatu, o principal evento junto com a Rede Globo Nordeste.

Uma Pesquisa feita pelo Quadrilhas Juninas perguntou: Qual o principal festival em sua opinião? 95% dos entrevistados responderam que o evento Regional da Globo era e é o mais importante Festival e que esse é o sonho de toda quadrilha nordestina. Outros 4% destacaram o evento de Iguatu, e o restante 1% dividiram opinião entre Mossoró Cidade Junina, Forronovos em Currais Novos e o Nacional da Confebraq que parece não ter o Mínimo de credibilidade.

Em 2010 apenas duas quadrilhas do Nordeste participaram do festival, a campeã Raio de Sol, de Pernambuco, e a Rancho Alegre que foi terceira colocada, esta que é da cidade de Apodí no estado do Rio Grande do Norte.

Com informações do site www.quadrilhasjuninas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário